domingo, 2 de novembro de 2014

Qual o papel do jornalista na construção do leitor?




 Foto: Divulgação

Qual o papel do jornalista na construção do leitor?


É comum na nossa sociedade a intervenção das outras pessoas para a formação das nossas opiniões. Elas por sua vez confessam suas crenças e pontos de vistas sobre diferentes fatos. Nós, ouvintes, colhemos aquilo que é colocado à nossa disposição, como num jogo, em que cada peça-palavra irá compor nosso repertório e interferirá no nosso discurso.
Os jornalistas são figuras públicas que têm a função de mediador das diversas informações que circulam nos meios de comunicação, ou seja, ela atuará entre a informação e o público. Desse modo, diariamente temos a oportunidade de encontrar essa imensidão de textos que trazem a informação e cada um possibilita uma reflexão sobre vários temas.
O perfil do jornalista é modificado de acordo com várias situações, sejam elas de caráter empresarial ou pessoal. Cada um irá construir o texto de acordo com as próprias relações pessoais, profissionais e experiências. Dentro dessa perspectiva, cabe a eles apresentar-se de maneira clara, levando em consideração a ética e respeitando as diferenças de cada indivíduo.
O jornalista irá trabalhar com informações que dizem respeito aos interesses da sociedade, a partir disso enumera essas informações de acordo com o grau de noticiabilidade. A argumentação contida em cada texto poderá influenciar o leitor devido a credibilidade dada para cada veículo ou profissional da notícia. Ou seja, o jornalista será visto como um líder de opinião, pois ele intermediará informações, opiniões, ideologias e interesses. Basicamente a função do jornalista é interferir na opinião do cidadão, ou seja, um formador de opinião.
A mídia faz um recorte dessa realidade e apresenta uma possibilidade de leitura do mundo, podemos verificar que existem diferentes abordagens do mesmo fato, o leitor, portanto, deverá se apropriar da informação, porém cabe a ele também verificar as verdades dos textos que compõem a notícia e a partir disso elaborar sua própria opinião sobre os fatos.
O jornalista, portanto, será a peça chave desse processo, pois além de colocar à disposição a informação, ele fornecerá as pistas para que o leitor possa construir sua própria opinião. O papel do jornalista é interpretar e produzir a informação. Pois, ele irá interpretar o fato, produzir a notícia atribuindo-lhe sentido, com ética e responsabilidade. Caberá ao receptor refletir e também interpretar as informações. É através da notícia que o leitor terá o conhecimento ampliado sobre os acontecimentos diários no mundo.
Vale ressaltar que a mídia tem uma função educativa. E a veracidade dos fatos deve caminhar lado a lado com os interesses dos cidadãos, garantindo aos indivíduos o acesso à informação de qualidade. É desejável, portanto, um profissional comprometido com o ofício, que dialogue com a sociedade e apresente as informações que farão parte da opinião pública, além disso, o profissional deve ter consciência do poder da mídia sobre a sociedade, procurando oferecer conteúdos que representem a realidade, valorizando a liberdade de expressão e interesses públicos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário